Como escolher sua cortina ideal?

  As cortinas passaram a ser um item indispensável dentro da composição do interior. É utilizada para as mais diversas finalidades, desde uma simples decoração até para deixar o seu ambiente mais escuro. Hoje em dia, o mercado é muito diversificado, oferecendo a cortina exata para cada caso em particular. E você sabe qual é a cortina mais adequada para sua casa? Vamos descobrir!


Transparência

  A transparência da cortina é um importante quesito para se levar em consideração. Devemos saber se queremos ou não controlar a luminosidade do ambiente em questão.
Para obter ambientes mais claros, em que não há necessidade de escurecimento, pode-se optar por cortinas feitas com tecidos de maior transparência, como cetim ou voil, que bloqueiam parcialmente a luz externa.




  Além de deixarem a luminosidade entrar, possuem uma aparência mais delicada devido a sua transparência, dando uma aspecto de leveza ao ambiente.
  Caso a luz do sol seja um problema, uma ótima opção é a cortina blackout ou corta-luz. Muito utilizada em ambientes muito claros, esse tipo de cortina vai deixar o seu cômodo mais escuro. Se você deseja privacidade ou controle de luminosidade do ambiente, as cortinas blackout são essenciais.
  Além disso, essas cortinas dão um toque de rústico ao ambiente, pois os tecidos são mais pesados e grossos. Ideais para assistir aos filmes na sala durante o dia, ou acordar mais tarde no domingo!




  Outra opção muito procurada é a cortina semi-blackout, que é o meio-termo entre as outras citadas. Algumas pessoas se incomodam com a cortina blackout, por escurecer demais o cômodo. Este tipo de cortina não bloqueia tanto a luz como a blackout, então pode ser uma boa escolha para a sua casa.


COR

  Este definitivamente é o quesito mais subjetivo dentre os apresentados. Existem vários tipos de cortinas: lisas, com estampas, bordadas, etc. A criatividade e o bom gosto no momento da escolha fazem bastante diferença. Uma dica para quem pretende seguir o protocolo é consultar a nossa matéria sobre roda de cores para manter-se dentro da harmonia das cores.  
  Um fator muito importante para a escolha da cor é levar em consideração a cor da parede e dos outros componentes do cômodo, para que haja harmonia entre eles.




  Caso esteja escolhendo uma cortina para a sua sala, lembre-se que a cor da cortina deve combinar com o tapete e o sofá, por exemplo. No quarto, a roupa de cama e os outros itens de decoração são de fundamental importância para sua escolha.
  As cortinas de cores mais neutras são mais fáceis de combinar com os outros componentes e também são indicadas para compor ambientes discretos, domésticos ou profissionais.
  A Exclusiva Moda Casa possui as combinações certas para você não errar na escolha da sua decoração. Algumas cortinas têm os respectivos kits para deixar o seu quarto ainda mais elegante.


Tamanho

Como escolher a largura da cortina?

  Antes de tudo, devemos saber qual a largura do local em que gostaríamos de colocar a cortina. Exemplo: podemos ter uma parede de 5 metros, mas queremos colocar a cortina em somente 3 metros dessa parede.  Nesse ponto, é fundamental que a cortina cubra a janela por completo, principalmente quando se quer escurecer o ambiente, de modo a sobrar pelo menos 15 cm de cada lado.
  Pois bem, se a cortina deve cobrir 3 metros da parede, a largura da cortina deve ser MAIOR que 3 metros, para dar o aspecto de franzimento ao produto, caso contrário, a cortina fica totalmente esticada quando estiver fechada. Geralmente, o consumo de tecido é pelo menos 50% maior que o local onde se deseja colocar a cortina.
  Atenção: a medida que os fabricantes fornecem é do comprimento do varão, e não do consumo de tecido. Quanto mais consumo de tecido para a mesma largura de cortina, mais franzida ela ficará.


Como escolher a altura da cortina?

  A altura da cortina depende do pé direito do local de instalação. A distância da cortina ao teto é passível de escolha, dependendo de cada caso. Por exemplo, se o acabamento do teto é minucioso, a cortina não deve escondê-lo; em locais com menor pé direito, geralmente coloca-se a cortina mais próxima do teto, para dar a impressão de maior altura.
  Nesse ponto, é importante ressaltar o cuidado na instalação dos suportes do varão, que devem ser colocados de modo que a cortina fique na altura desejada.




  Em relação à barra da cortina, existem alguns usos mais comuns, mas que não chegam a ser uma regra. Nos quartos e salas, geralmente usa-se a barra o mais próximo possível do chão.   Na cozinha ou banheiro, há maior flexibilidade, sendo que a cortina pode ficar mais distante, o que também pode ser aplicado em janelas menores.
Se preferir a cortina arrastando no chão, atente-se para não deixar sobrar demais, pois ao longo do tempo a sujeira acumulada faz com que a cortina fique com tons diferentes ao longo da altura. Outra dica importante: caso tenha mais de uma cortina no ambiente, elas devem estar na mesma altura.

  A Exclusiva Moda Casa faz cortinas personalizadas de acordo com a sua necessidade, de qualquer tamanho. Basta entrar em contato e fazer o orçamento.
 
 
  Gostou das dicas? Não deixe de divulgar nossa matéria e entrar em contato conosco para adquirir as cortinas de melhor relação custo-benefício do mercado.

Ir ao topo