Como combinar as cores do seu ambiente?

  Na definição das cores de um projeto, seja uma construção civil, projeto fotográfico ou desenvolvimento de mídia impressa, o uso da roda de cores é muito comum. A roda de cores, ou circulo cromático, mostra como as cores do espectro visível se relacionam.   Especificamente, faremos seu uso com o intuito de decorar um ambiente.




  É interessante ressaltar que as cores produzem diferentes efeitos psicológicos nas pessoas. As cores quentes, em tons de vermelho, amarelo ou laranja, trazem sensações de vividez e energia ao ambiente. As cores frias, em tons de azul e roxo, devem ser utilizadas quando se busca tranquilidade e serenidade.
  Uma vez que temos o círculo cromático em mente, podemos desenvolver diferentes estratégias para compor as cores do nosso ambiente. Vamos a elas!
 

Cores Monocromáticas




  A estratégia mais simples a ser seguida é o monocromatismo. Uma vez definida a cor, somente utilizaremos diferentes tons daquela mesma cor. Apesar de apresentar grande harmonia, pode ser desagradável ao longo do tempo, principalmente em se tratando de cores mais fortes, por não apresentar nenhum contraste.



Cores Análogas


 

  As cores análogas são aquelas adjacentes à cor escolhida no círculo cromático. Neste caso, escolhemos uma cor dominante, que deve ocupar a maior parte do ambiente e as outras de tons próximos dentro do círculo de cores. Ambientes decorados dentro dessa estratégia trazem uma sensação de coerência, por apresentar cores próximas dentro do espectro.




  As cores análogas podem ser extendidas para outros tons próximos do círculo de cores, conforme mostrado abaixo. Ainda assim, obtemos o mesmo efeito.



 

Tríades




  Essa é uma estratégia em que se combinam cores de modo a se formar um triangulo equilátero, ou seja, selecionam-se três cores equidistantes no círculo de cores.
  Neste esquema, combinam-se cores que possuem bastante contraste entre si. Esse tipo de combinação é geralmente mais utilizado em quartos infantis.




Cores Complementares




  As cores complementares se encontram do lado oposto do círculo cromático e máximo constrate entre si. Por isso, produzem um grande impacto visual e devem ser utilizadas de maneira adequada, atentando-se à proporção de cada uma dessas cores. Geralmente uma cor é bem destacada quando se utiliza a sua complementar na composição do ambiente.


Cores Neutras




  As cores neutras e suas diferentes tonalidades também devem ser levadas em consideração na composição do ambiente, com o objetivo de complementar as opções da roda de cores.   Essas cores facilmente combinam com as demais, mantendo a harmonia do seu ambiente.


  Essa foi somente uma abordagem inicial dentro do contexto das cores do ambiente, com o intuito de instigar a produção de novos ambientes. Ainda existem diversas outras aplicações do círculo cromático, bem como um amplo estudo das cores.
 
  Gostou das dicas? Não deixe de divulgar nossa matéria e compor seu ambiente corretamente.
 
 

Ir ao topo